Notícias

Inep publica diretrizes das provas no Diário Oficial da União

12.06.17 | Por Fenep | Categoria: Destaque - Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 8, as portarias com as diretrizes de provas de cada área avaliada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017. As diretrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados no exame.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

As diretrizes para as provas são definidas pelas comissões assessoras de área e são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada área, legislação associada, legislações profissionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

A prova, que será aplicada em 26 de novembro, é constituída pelo componente de formação geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O de formação geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O componente específico tem 30 questões: três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova. As diretrizes para o componente de formação geral estão publicadas em uma portaria específica.

Nesta edição, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação.

Também participam os cursos que conferem diploma de bacharel e de licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; além dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.

As portarias estão disponíveis na edição desta quinta-feira, 8, do Diário Oficial da União.

Voltar