RETROSPECTIVA 2019: EM UM ANO DESAFIADOR, SEGUIMOS AVANÇANDO E FORTALECIDOS


A Federação Nacional das Escolas Particulares chega ao fim de 2019 com a sensação de dever cumprido, apesar dos desafios enfrentados.  

Na retrospectiva do ano, merecem destaque:

Parceria para PISA 2020 - Uma das grandes novidades de 2019 foi a parceria firmada entre a FENEP e a Fundação Censgranrio, única instituição brasileira credenciada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para aplicação do PISA no Brasil a partir de maio de 2020. O PISA é a avaliação mais importante do mundo, fundamental para melhor nortear políticas educacionais.

Resultados PISA - Os resultados segmentados do PISA divulgados no final deste ano mostraram que a escola particular no Brasil é de primeiro mundo! Em leitura ficamos à frente de países como Reino unido, Alemanha e França. Em matemática, como os EUA.  Em ciências, melhor que Portugal, Espanha e Áustria.

Nossa atuação política - A FENEP se manteve ativa nas discussões da agenda da Educação no Brasil. Para isso, promoveu diálogo e reflexão sobre pautas importantes que trazem implicações para o setor, a exemplo da Reforma Tributária – neste caso, defendendo o imposto único, conscientes do papel social que exercemos desonerando o Estado – da implantação da Reforma Trabalhista, da Lei Geral de Proteção de Dados e da Lei da Liberdade Econômica.

Em 2019, a governança da FENEP permitiu maior articulação entre diferentes atores sociais ligados à área.

Relacionamento com o setor - Para melhor dialogar com o setor, a FENEP está se aproximando cada vez mais das escolas, dos gestores e dos sindicatos. Dessa forma, tem lançado mão de diferentes estratégias de comunicação para manter aberto e ativo o canal de diálogo. Lives com o presidente da FENEP, Ademar Batista Pereira, e convidados; campanhas, como a de recadastramento; e a divulgação de pautas junto à imprensa, para melhor nos posicionarmos; são algumas das ações que marcaram o ano.

Presença digital - O aumento e a qualidade da presença digital da FENEP também estão contribuindo para melhorar nossa interação e comunicação. De olho na realidade e nas tendências atuais, buscamos escutar o que dizem nossos parceiros e representantes do setor, além de sermos porta-vozes de conteúdos e mensagens estratégicas junto à sociedade.

Ebooks - A experiência de parceria público-privada na Educação foi abordada pela FENEP em dois ebooks que trazem as experiências de Salvador (BA) e Maringá (PR). Nos dois casos, mostramos como o voucher escolar tem contribuído para reduzir a fila de crianças que esperam por um lugar na escola. Para compartilhar as boas práticas que marcaram as iniciativas, sistematizamos os caminhos percorridos, com foco em estimular outros locais a adotarem esse tipo de parceria para a Educação.

30 nos FENEP - Em 2019 a FENEP completou 30 anos de história atuando na busca de um processo de democratização do setor e para que os sindicatos estaduais pudessem ter uma representação nacional, com foco no fortalecimento da educação privada no Brasil.

A FENEP agradece a todos que contribuíram para essas conquistas e deseja que 2020 seja um ano produtivo, de muitas realizações e avanços para o setor!


Ademar Batista Pereira

Presidente da Fenep

SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF