CAPEP - Colégio de Assessores Pedagógicos da Escola Particular

Um dos objetivos da FENEP é oferecer assessoria pedagógica consistente a todos os seus associados. Esse propósito motivou, em 2016, a instalação do Colégio de Assessores Pedagógicos do Ensino Privado - CAPEP – cuja função é integrar e fortalecer o trabalho já desenvolvido por cada um dos Sindicatos que compõem sua base.

Mobilizando as contribuições das Assessorias Pedagógicas que os diferentes Sindicatos já oferecem em nível regional, a Federação pretende promover maior articulação e abrangência nacional. A convergência das contribuições advindas das diferentes Assessorias Pedagógicas, e a sinergia gerada, traz como resultante um trabalho ainda mais consistente, que é posto à disposição de todas as instituições de ensino.

Um dos focos de atenção do CAPEP tem sido o permanente monitoramento da tramitação de legislações educacionais em cada estado da Federação, tanto no que se refere às Secretarias Estaduais e Municipais, quanto aos Conselhos Nacional e Estaduais de Educação.

Esse trabalho é, também, o resultado de uma ação educativa coesa, mantida por reuniões regulares entre os membros do CAPEP. O atendimento inclui suporte pedagógico, legal e técnico às Diretorias da FENEP e dos SINEPEs. Mais recentemente, no período de isolamento social e de atividades domiciliares, as reuniões regulares passaram a ser remotas e em periodicidade quinzenal. A troca de experiências educacionais entre os integrantes do CAPEP fortalece as práticas pedagógicas nas Assessorias que, depois de adaptadas à realidade de cada SINEPE, são realizadas com os associados nas diferentes regiões da Federação.


SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF