Institucional

Quem Somos

A Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) surgiu de um encontro realizado no dia 12 de setembro de 1989, na sede do Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal (SINEPE/DF), quando alguns educadores idealizaram a criação de uma entidade que pudesse defender o interesse da categoria no âmbito nacional.

Nos dias 3 e 4 e outubro do mesmo ano, representantes dos estados do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo realizaram uma assembléia geral na capital paulista onde votaram os estatutos sociais da nova entidade e elegeram a primeira diretoria.

Nascia, assim, em meio a uma política econômica de inflação alta, numa cruel mistura de congelamentos de preços, pesadas exigências trabalhistas e exacerbado populismo governamental, a Federação Interestadual das Escolas Particulares, tendo à frente o professor Jaime Martins Zweiter.

Passados 15 anos, o alcance e a importância que a entidade assumiu não cabiam mais na expressão “interestadual”, o “I” da FIEP. A entidade ficou maior até mesmo do que o sonho de seus idealizadores, por mais grandioso que fosse: tornou-se oportuna a alteração do nome e da respectiva marca.

Com a nova sigla FENEP, a Federação Nacional das Escolas Particulares assume plenamente a real dimensão que a palavra nacional agrega a uma instituição. Assim, desfraldamos uma bandeira nova em nome do compromisso com a educação de qualidade, mas que preserva a essência da anterior, tanto na tradição de união quanto no serviço e espírito de luta.

Voltar