SIGA A FENEP NAS REDES

53 anos de história: SINEPE/DF representa mais de 570 escolas do DF

Sindicato foi criado nove anos após a inauguração de Brasília

Este ano, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) celebra 53 anos de ações em prol da comunidade escolar e da sociedade brasiliense. A entidade, que já representa mais de 570 instituições de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, foi fundada em 1969 com o intuito de organizar, representar e fortalecer escolas do DF. Atualmente são cerca de 200 escolas filiadas que atendem cerca de 186 mil alunos. 

O Sindicato surgiu do diálogo dos educadores do ensino particular em torno de seus ideais e perspectivas. Dentre as diversas ações, o SINEPE/DF também representa os interesses da categoria junto às instituições públicas e privadas, atuando pelo setor nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais.

Todo trabalho feito até os dias de hoje contribui diretamente para aumentar o prestígio das escolas junto à sociedade, já que todo estabelecimento filiado preza por uma educação de excelência articulada ao processo de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural.

Por meio do SINEPE-DF, as escolas têm a oportunidade de aprimorar e se atualizar para seguir o propósito de prestar e expandir serviços educacionais de qualidade, contribuindo com a formação de cidadãos preparados para o futuro.

Selo Escola Legal

Em 2012, surgiu o Selo Escola Legal que reconhece as escolas que cumprem seu papel, que são legalizadas, atendem às legislações e estão credenciadas. Essas questões garantem às famílias a segurança quanto ao currículo, à formação dos profissionais, bem como ao que diz respeito à estrutura física de qualidade. 

Toda escola que deseja credenciamento precisa de aprovação de diversos órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Educação. Portanto, ser uma escola credenciada significa que a instituição está preparada para atuar em situações de emergência, por exemplo.

Todo esse contexto comprova o compromisso do Sindicato com a qualidade da educação oferecida aos estudantes do DF.

Para ter direito a receber o selo Escola Legal, as instituições também devem ser sindicalizadas ao SINEPE/DF.

LEIA TAMBÉM