SIGA A FENEP NAS REDES

Amábile Pacios assume presidência da Câmara de Educação Básica no CNE

Presidente em exercício da FENEP destaca os temas prioritários do Conselho para os próximos meses

A presidente em exercício da FENEP, Amábile Pacios, assumiu na quarta-feira (14/09), como presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). O mandato é de um ano, podendo ser renovado por mais um. Como vice-presidente foi nomeada a conselheira Suely Melo de Castro Menezes. A presidência geral do CNE segue com a professora Maria Helena Guimarães de Castro.

Amábile destaca que em seu mandato o grupo seguirá discutindo temas importantes para a educação brasileira como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a BNCC, as avaliações em larga escala, como o SAEB e o novo Ensino Médio. “Vamos contribuir com discussões para melhorar a qualidade da educação pública, mas também traremos um olhar da rede privada, com o intuito de também qualificar a prestação de serviço desse segmento, já que é uma área que conhecemos bastante”, pontua a presidente.

Entre os temas que receberão destaque, nos próximos meses, na Comissão, Amábile cita os resultados das avaliações em larga escala, como o SAEB, cujos dados foram divulgados recentemente. “Precisamos fazer um diagnóstico nesse momento pós-pandemia para saber quais foram os reais impactos na aprendizagem e buscar estratégias para ajudar na recuperação desses alunos”, salienta. Ela ressalta que o CNE foi importante para ajudar as instituições no período da pandemia, orientando sobre as aulas online, realizando os ajustes necessários nas questões trabalhistas, mas não houve como impedir os déficits na aprendizagem, em função dos dois anos de aulas remotas.

LEIA TAMBÉM