SIGA A FENEP NAS REDES

Dirigentes da FENEP participam do XIV CBESP

De 05 a 07 de maio está ocorrendo, em Florianópolis, o XIV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o maior evento do segmento da educação superior do país, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e pela Linha Direta. Com o tema “Criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia”, o evento reúne reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas para educação de todo o Brasil. A FENEP está representada pelo presidente, Bruno Eizerik e a vice-presidente e conselheira do Conselho Nacional de Educação, Amábile Pacios.

Os dirigentes da FENEP participaram da mesa de abertura do evento, no dia 05/05, com demais autoridades, como o Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, o secretário estadual de educação de Santa Catarina, Vitor Fungaro, o secretário municipal de educação de Florianópolis, Maurício Fernandes, além dos representantes de todas as entidades que fazem parte do Fórum.

A convite do secretário executivo do Fórum, Celso Niskier, Amábile falou sobre os feitos do Fórum representando os demais integrantes da mesa de abertura. Ela comentou sobre conquistas importantes, como a preservação do ProUni na elaboração do Projeto de Emenda Constitucional Emergencial, no início da pandemia, em 2020, bem como da participação nas negociações da PEC 110 quando o setor educacional foi poupado do aumento do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). E, recentemente, a preservação das instituições de ensino das mudanças na Reforma Tributária. “Temos uma atuação constante nos bastidores, em Brasília, em prol da educação”, comentou.

A vice-presidente da FENEP coordenou, também, o painel ‘Instituições Criativas e Inovadoras”, nesta sexta-feira (06/05), que contou com a participação do Gerente de Ensino Superior da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Saraiva Educação), João Paulo Bittencourt , do Professor e orientador acadêmico do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), Maurício Garcia , do diretor acadêmico do Instituto de Tecnologia ITuring, Ronaldo Mota, e do Fundador da Link School of Business, Álvaro Schocair. A dirigente participa também da mesa de encerramento do evento, no sábado (07/05).

Saiba mais sobre o CBESP:

Além dos painéis temáticos, distribuídos ao longo da programação, o evento, neste ano, conta com cinco workshops que abordarão na prática a criatividade e a inovação na educação superior, bem como modelos pedagógicos, quadrantes híbridos, curricularização da extensão e avaliação virtual in loco. Os temas são os mais pertinentes para a construção pós-pandemia. A próxima edição terá como foco a liderança e será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

O CBESP é organizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, do qual fazem parte as seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi); Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp); Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen); Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj); Associação Baiana das Mantenedoras do Ensino Superior (ABAMES) e a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC).

Fonte: Com informações: DGBB

LEIA TAMBÉM