SIGA A FENEP NAS REDES

Escolas têm autonomia para definir calendário durante a Copa do Mundo

Presidente da FENEP orienta que novos conteúdos não sejam ministrados em dias de jogos

De quatro em quatro anos, os olhos voltam a atenção para os campos de futebol em algum lugar no mundo. É a Copa do Mundo, desta vez realizada no Catar. A seleção brasileira costuma ser destaque e a tabela de jogos interfere em toda rotina, inclusive no calendário escolar. Escolas de todo o País estão se organizando para prestigiar as partidas sem que as atividades sejam prejudicadas. 

As escolas particulares têm autonomia para decidir como preferem adaptar as atividades escolares no período dos jogos que seguem até 18 de dezembro. O presidente Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Bruno Eizerik, explica como as instituições estão se organizando, a opção mais frequente será que, em jogos às 13h, os colégios comecem as aulas mais tarde ou disponibilizem telões para os alunos assistirem aos jogos no local.

Nos dias em que os jogos acontecem a partir das 16h, os alunos podem ser liberados mais cedo. “Há escolas que estão planejando atividades diversas para os alunos que não quiserem assistir aos jogos. Por óbvio, não devem haver provas nem novos conteúdos nesses dias”, ressalta o presidente.

As escolas particulares que optarem por suspender o expediente deverão ter atenção para repor conteúdos posteriormente, além de compensar as horas de trabalho dos professores e demais funcionários. A recomendação da FENEP vale para todas as escolas particulares do Brasil.

Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo 2022:

  • Brasil x Sérvia – quinta-feira (24), às 16h
  • Brasil x Suíça – segunda-feira (28), às 13h
  • Camarões x Brasil – sexta-feira (2/12), às 16h

Caso se classifique na fase de grupos e siga até a final – ou a disputa do terceiro lugar -, a seleção brasileira fará mais quatro partidas. Se ficar em primeiro lugar no grupo, tem jogos de oitavas de final em 5/12 (segunda-feira, às 16h), quartas de final dia 9/12 (sexta-feira, às 12h), semifinal dia 13/12 (terça-feira, às 16h). Sendo o segundo colocado no grupo terá na agenda jogos nos dias 6/12 (terça-feira, às 16h), 10/12 (sábado, às 12h) e 14/12 (quarta-feira, às 16h). A disputa do terceiro lugar está marcada para 17/12, às 12h e a final, dia 18/12, também ao meio dia. 

LEIA TAMBÉM