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Fechamento de escolas por pandemia pode afetar economia mundial até o final do século, diz OCDE

De acordo com a entidade, prejuízo no aprendizado pode levar à perda de habilidades que impacto também em produtividade

Marina Aragão, O Estado de S.Paulo

A suspensão das atividades escolares provocada pela pandemia do novo coronavírus deve causar impactos na economia mundial que podem durar até o final do século. É o que afirma o relatório divulgado nesta terça-feira, 8, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com os economistas que ajudaram na preparação do estudo, esse efeito não será notado a curto prazo, mas os impactos ambientais serão sentidos por muitos anos.

“A perda de aprendizado levará à perda de habilidades, e as habilidades que as pessoas têm se relacionam com sua produtividade”, disse o relatório, ao citar a queda na produção global.

Governos em todo o mundo fecharam escolas para conter a disseminação da covid-19. As instituições de ensino brasileiras, por exemplo, conhecidas fechadas por mais tempo que a média dos outros países estudados e isso vai impactar a aprendizagem e habilidades dos alunos. O fechamento de escolas e universidades foi uma das alternativas encontradas pelas autoridades no mundo todo para desacelerar a contaminação pelo coronavírus.

A suspensão das aulas também trouxe à tona as lacunas de oportunidades educacionais entre ricos e pobres. As crianças com acesso à internet, computadores e famílias que as apoiavam se saíram melhor. “É fundamental que todos os esforços sejam feitos para garantir que a crise não exacerbe as desigualdades na educação que foram reveladas em muitos países. A crise atual testou nossa capacidade de lidar com interrupções em grande escala. Cabe agora a nós construir como legado uma sociedade. mais resiliente “, disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, ao lançar o relatório em Paris.

Mesmo com a reabertura de escolas em muitos países, grandes desafios permanecem para a educação. A entidade ressalta que as nações continuarão enfrentando uma redução da economia, mesmo que suas escolas voltem imediatamente aos níveis de desempenho anteriores à pandemia.

Orçamento da educação pode ficar comprometido

A reabertura de escolas e universidades trará benefícios aos alunos e à economia em geral, além de colaborar para que alguns pais retornem ao trabalho. Essa retomada, porém, deve estar avaliada em relação aos riscos à saúde e à necessidade de mitigar o custo da pandemia, ponderou a OCDE.

No entanto, de acordo com a entidade, “os desafios não terminam com a crise imediata”. Os gastos com educação podem ficar comprometidos nos próximos anos. “Como os fundos públicos são direcionados à saúde e ao bem-estar social, os gastos públicos de longo prazo com a educação estão em risco, apesar dos pacotes de estímulo de curto prazo em alguns países.”

Além disso, o financiamento privado também se tornará escasso à medida que a economia enfraquece e o aumento aumenta. No nível superior, o declínio na mobilidade estudantil internacional devido às restrições de viagens já está disponível os fundos disponíveis em países onde os estudantes estrangeiros pagam taxas mais altas.

Ao longo desta crise, os sistemas educacionais estão cada vez mais olhando para experiências, dados e análises de política internacional à medida que desenvolvem suas respostas políticas. “Embora os indicadores da publicação sejam anteriores à crise, ele fornece insights sobre as consequências para a educação pública, mas também a dinâmica de conciliar a saúde com a manutenção da oferta educacional”, diz a OCDE.

Fonte: Estadão

Publicada em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,fechamento-de-escolas-por-pandemia-pode-afetar-economia-mundial-ate-o-final-do-seculo-diz-ocde,70003429430

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