SIGA A FENEP NAS REDES

Fenep lança série ‘Educação Muda o Mundo’ em podcasts

Nesta sexta-feira (25/03), a Fenep inaugura um novo espaço para falar sobre educação. A partir de agora, a Federação estará também no streaming, com o podcast ‘Educação Muda o Mundo’. A cada 15 dias, um novo episódio irá ao ar, com especialistas do setor para debater os principais assuntos de gestão, pedagogia, metodologia, tendências, tecnologia e educação em geral. O conteúdo pode ser acessado no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts. A mediação é da jornalista Alexandra Zanela.

O presidente da Fenep, Bruno Eizerik, destaca que a série de podcasts reforça o trabalho que a Federação vem fazendo para tornar o tema da educação uma pauta sempre presente na sociedade. “Queremos trazer debates construtivos e propositivos não só para os profissionais da educação, mas também para todos que se interessam no tema. Pais, alunos, professores, gestores, são todos convidados a acompanhar nossos conteúdos”.

No episódio de lançamento, o tema é ‘Protagonismo Feminino na Gestão Educacional’, e as convidadas são a escritora e comunicadora Cris Guerra e a diretora da Fenep e diretora-administrativa do Colégio Santa Dorotéia, em Minas Gerais, Zuleica Ávila. Em uma hora de bate-papo, elas discutem a presença da mulher na educação e outros setores da sociedade, resgatam algumas das principais lutas enfrentadas pelas mulheres desde o século XIX e dão dicas de como incentivar o protagonismo feminino na educação.

Para Zuleica, as mulheres precisam estar mais atualizadas e sintonizadas com o mundo atual para assumir melhores espaços. Ela acredita que, em especial, as mulheres educadoras precisam valorizar-se enquanto profissionais da educação. “Precisamos nos colocar como ‘produtos de primeira linha’, buscar o nosso lugar como profissional do futuro”, salienta. Cris defende que, se as professoras estão felizes com sua escolha profissional, podem inspirar novas estudantes a seguir a mesma carreira. Para ela, o protagonismo não é algo que vem de fora. “É uma vontade interna, um calor muito forte, um chamado interno grande. Você conseguir fazer o que mais gosta é fundamental para que isso aconteça”, pontua a escritora.

Ouça o episódio na íntegra no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts.

LEIA TAMBÉM