SIGA A FENEP NAS REDES

Modelo de educação em Israel é tema de novo episódio do podcast da FENEP

Conteúdo pode ser acessado no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts

Está no ar o sexto episódio da série de podcasts da Fenep ‘Educação Muda o Mundo’, com o tema “Israel: um modelo de educação para se inspirar”. O programa mostra como é o sistema de ensino no país, as diferenças e semelhanças com o Brasil, curiosidades e inspirações para a educação brasileira. Participam deste episódio a diretora da Mosaico Israel, especialista em organizar viagens educacionais de brasileiros a Israel, Ilana Kreimer, o professor e diretor do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul (RS), Nestor Raschen e o professor e presidente licenciado do SINEPE/RS e da FENEP, Bruno Eizerik. A mediação é da jornalista Alexandra Zanela. O conteúdo pode ser acessado no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts.

No bate-papo, Ilana, que vive há 27 anos no país, conta como é o modelo de educação de Israel. Ela relata que o país se destaca por se preocupar com a educação desde o nascimento da criança. “Em Israel a educação é gratuita e pública em toda a Educação Básica. Existem poucas escolas privadas, que oferecem um trabalho bem específico e segmentado, para famílias que querem um ensino diferenciado, como as escolas montessorianas, por exemplo”, explica. Segundo ela, o percentual de investimento do PIB em educação em Israel é mais alto do que a média dos países da OCDE.

Ilana salienta que um dos diferenciais de Israel é a parceria e união entre aluno, família e escola. “Entendemos que esses três elementos fazem parte, juntos, da construção da educação. A escola não é um fornecedor e o aluno consumidor, a visão é de uma construção comum. Pais, famílias, educadores, são todos protagonistas dessa história de sucesso da educação israelense”, ressalta.

Para o professor Bruno Eizerik, que já esteve em Israel em viagens educacionais, o valor que o país dá para a educação é o grande diferencial. “As crianças estudam na escola do seu bairro e o interessante é que se essa escola se destaca, tem algum diferencial, esse bairro se torna mais valorizado e os imóveis nessa região ficam mais caros. Ou seja, tudo é voltado para a educação. Até onde as pessoas escolhem morar tem relação com a escola”, relatou.

O diretor Nestor Raschen, que também participou de viagem educacional ao país, comenta que o que chamou a atenção foi o forte investimento na formação docente. “Professores que têm ideias brilhantes são convidados para atuar em um centro tecnológico para desenvolver essa ideia e compartilhar com os demais docentes”, relata. Outra curiosidade que chamou a atenção do diretor é o fato de que crianças de seis anos já vão sozinhas para a escola. “No horário de entrada e saída da escola, os aposentados vão para as esquinas ajudar essas crianças a atravessarem a rua. “Isso é entender a educação, a escola tem prioridade na vida daquela comunidade”, destaca. Ele relata que algumas das experiências vivenciadas na viagem foram aplicadas na sua escola, como o projeto de ensino bilíngue.

De 02 a 14 de maio de 2023 a FENEP promoverá, em parceria com a Mosaico Israel Departamento de Educação, Corporativo e Eventos da Operadora de Turismo Bendito Tours, uma Missão Educacional para Israel. O programa prevê visitas a centros referência em formação de professores e de tecnologia aplicada à educação, a escolas com projetos pedagógicos inovadores e renomadas universidades. Os participantes também poderão conhecer como é a metodologia desenvolvida para ensino da língua inglesa, adotado em todas as escolas do país. As inscrições estão abertas até o dia 30/09, clique aqui e saiba mais.

LEIA TAMBÉM