SIGA A FENEP NAS REDES

Modelos educacionais e empreendedorismo são temas do Podcast #10

Especialistas discutem sobre os desafios das escolas e a necessidade de prepararem os alunos para as novas necessidades do mercado de trabalho

Com os avanços tecnológicos e as novas exigências profissionais do mercado de trabalho, cresce a necessidade de as escolas se adequarem a uma realidade mais dinâmica e menos engessada. Um estudo realizado pela Dell Technologies aponta que cerca de 80% das profissões que vão se destacar em 2030 ainda estão por surgir. No 10º episódio da série de podcasts da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) “Educação Muda o Mundo”, especialistas abordam o tema “Empreendedorismo e Educação: as profissões do futuro”.

Há quem diga que o desafio de empreender é tão grande quanto o desafio de ensinar. São duas atividades que exigem atualização constante, criatividade e atitudes “fora da caixa”. Na visão do professor e presidente da FENEP, Bruno Eizerik, o cenário do que é ensinado hoje tem que mudar e as escolas devem se reinventar. “Precisamos de ambientes educacionais que ensinem alunos a pensar e a aprender. Professores são essenciais, mas não são mais a principal fonte do conhecimento. Portanto, aulas de conteúdo precisam ser reestruturadas, é preciso pensar em empreendedorismo e em todas as novas necessidades que se têm pela frente”, analisa. 

Na avaliação do Rafael Martins, fundador e CEO do Share, educação e mercado se movimentam de acordo com as mudanças sociais. “Escolas precisam trazer outras matérias, refletir sobre estruturação e sobre propósito”, considera. A motivação para estudar e se qualificar, segundo o empresário, deve ser constante e é papel das escolas fazerem os alunos compreenderem essa necessidade. 

Pensando em novos formatos, a plataforma Share integra, em um só espaço, o conceito de aprendizado contínuo, comunidade e entretenimento, com metodologias de ensino direcionadas. Segundo Rafael, o desafio não é muito diferente da realidade das escolas: tornar a educação e o ambiente educacional atraentes para motivar o desenvolvimento de habilidades fundamentais agora e no futuro dos estudantes. “Educação é omnichannel, então é preciso aproveitar todos os canais e criar metodologias para motivar uma educação constante e gerar o desejo por se criar rotinas de estudos”, analisou.

O bate-papo foi conduzido pela jornalista Alexandra Zanela. Este e todos os episódios do Podcast “Educação Muda o Mundo” estão disponíveis no Spotify,  Deezer ou Apple Podcasts.

LEIA TAMBÉM