O PISA e uma rede de colaboração entre escolas

A qualidade do ensino é causa de interesse nacional, tanto no sistema público como nas escolas particulares. É consenso a importância estratégica da avaliação em larga escala como forma de monitoramento da qualidade do ensino. O Brasil fez grandes avanços na concepção e implementação de um consistente sistema de avaliação da Educação Básica. Diferentes gestões de avaliadores e educadores se sucederam à frente do MEC e INEP, trazendo cada uma a sua contribuição para que o Brasil desenvolvesse exames e matrizes próprios, com a marca de nossa cultura e identidade.

No entanto, ao nos aproximarmos já dos anos 2.020, devemos reconhecer que os alunos que hoje frequentam as nossas salas de aula verão suas trajetórias de vida desenrolarem-se em contexto cada vez mais globalizado e planetário. Os brasileiros deverão cooperar e competir com contemporâneos seus das mais diversas nacionalidades, tanto no exterior como também no nosso mercado de trabalho interno.

Os nossos alunos estarão em boas condições para esse contexto na medida em que tenham tido trajetórias escolares à altura do que é feito noutros países.

Razões dessa ordem levaram a Federação Nacional das Escolas Privadas - a enxergar no Pisa para Escolas uma oportunidade interessante. A FENEP congrega 22 sindicatos que por sua vez reúnem mais de 40.000 estabelecimentos que, dispersos ao longo de todo o território nacional, representam cerca de 80% das matrículas das escolas privadas brasileiras. Uma abrangência dessa ordem a legitima como representante da Escola Privada brasileira em toda sua diversidade.

O contrato firmado com a Fundação Cesgranrio prevê que o exame seja aplicado aos alunos que tenham 15 anos de idade em maio do próximo ano letivo. Os resultados serão entregues às escolas participantes três meses depois, ainda em julho de 2020. No entanto, independente do desempenho que venha a ser apurado, a circunstância agora gerada marca um novo momento para o ensino privado no país, cujos sentidos convém explicitar. A divulgação dos resultados desse novo exame é concebida de forma a superar a competição fomentada pelos rankings e a possibilitar que as escolas passem a compartilhar experiências bem sucedidas. Os padrões de devolução incluem um denso relatório, cuja leitura sugere a cada escola ajustes não apenas internos como também trocas colaborativas entre instituições, tanto entre diferentes estados como também entre escolas dos mais diversos países da OCDE.

Ao dar esse passo, a Federação passa a se constituir como a instância através da qual as escolas brasileiras passarão a ter acesso a parâmetros internacionalmente reconhecidos. Essa será a primeira vez no Brasil que escolas tomam a iniciativa de se associarem com o propósito de empreenderem uma avaliação em larga escala. Agora na condição de contratantes e de principais destinatárias das informações apuradas, as escolas assumem uma nova postura. O propósito da FENEP é que a participação no Pisa para escolas seja o ponto de partida para estabelecermos uma importante rede de colaboração entre escolas das diferentes regiões do país, amadurecendo a cultura a avaliação em educação.

Isso não colide com - e nem substitui - os referenciais nacionais já consolidados pelo INEP. Acreditamos na convivência entre diferentes parâmetros e na convergência entre perspectivas, que podem ser articuladas e combinadas para oferecer aos brasileiros de todas as origens uma escolaridade de qualidade. Nossos exames, seus processos e os seus bancos de itens constituem hoje precioso patrimônio da sociedade brasileira, que convém preservar e aperfeiçoar. É universal o empenho de toda a sociedade brasileira em ver avançar as condições e a qualidade da escolaridade oferecida às novas gerações.

As escolas privadas estão fazendo a sua parte. E nesse movimento, dão à sociedade inequívoca demonstração do seu interesse e empenho pela promoção da qualidade do ensino e da trajetória escolar proporcionada às novas gerações de brasileiros.

Colega diretor, informe-se sobre as condições para participação. Acesse o site da FENEP ou procure o Sinepe ao qual sua escola é associada. Junte-se à nós.

Pedro Flexa Ribeiro é diretor da FENEP e do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro - SINEPE RIO. É também responsável pelo projeto PISA da Fenep. 

Artigo publicado no site Estadão  https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/o-pisa-e-uma-rede-de-colaboracao-entre-escolas/

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