SIGA A FENEP NAS REDES

Podcast traz dicas de como o marketing digital pode ajudar as escolas

Está no ar o oitavo episódio da série de podcasts da Fenep ‘Educação Muda o Mundo’. O programa traz estratégias e ações que podem ajudar as instituições de ensino na comunicação com alunos e famílias e contribuir com o posicionamento da escola no mercado educacional. O bate-papo conta com a participação da fundadora da Agência Bear, especializada em marketing educacional, Andrea Tavares, e do gerente de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais do Sinepe de Minas Gerais, Paulo Henrique de Sousa Leite. A mediação é da jornalista Alexandra Zanela. O conteúdo pode ser acessado no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts.

Na avaliação de Andreia, a presença das escolas no ambiente digital já estava crescendo, nos últimos anos, mas com a pandemia esse crescimento foi acelerado. “O único local de conversa com famílias e estudantes foi por meio do digital, as escolas foram o único segmento que entrou na casa dos ‘clientes’, nesse período, com as aulas remotas. O digital veio para ficar e tendências como o marketing de influenciadores e o metaverso logo se consolidarão no setor”, antecipa a especialista. Ela lembra que o Youtube também teve forte crescimento nos últimos anos e pode ser um espaço rico para as escolas trabalharem seus conteúdos.

Para Leite, diante desse novo cenário e dos desafios que se impõe, é importante que as escolas tenham equipe capacitada para trabalhar nessa área, para atuar de forma profissional. Ele lembra que no ambiente digital a escola precisa entender a linguagem do aluno, das famílias, e também dos professores, para se relacionar com cada um desses públicos. Na visão do gestor, todo esse trabalho antecede um bom planejamento. “Precisamos, antes de tudo, saber qual o nosso propósito, onde queremos chegar, por que queremos chegar em determinado ponto, para, então, colocar em prática as ações”, salienta. Nesse ponto, Andreia lembra que o marketing não é só o operacional, como fazer fotos, postagens, vídeos. “Isso é o resultado final, mas antes disso precisa ocorrer o planejamento, que envolve inteligência, saber o porque se está fazendo aquele post, com qual objetivo, para quem”, destacou.

Entre as dicas de ações no ambiente digital, os especialistas sugerem envolver os públicos na produção dos conteúdos, como convidar famílias, professores e alunos para a produção de um vídeo ou de um podcast, por exemplo. “Também podemos fazer pesquisa de satisfação por meio dos stories, sem custo. Com essa estratégia conseguimos mais engajamento e, ao mesmo tempo, podemos conhecer melhor nossos públicos”, sugere Andreia. Outra dica da especialista é investir mais no momento da rematrícula. “A tendência é a escola mandar um documento para os pais e torcer que eles assinem, confirmando a rematrícula. Mas, é importante se reunir com as famílias, nesse momento, fazer uma reapresentação da escola, mostrar o que foi feito naquele ano e as novidades para o próximo ano”, sugere.

LEIA TAMBÉM