SIGA A FENEP NAS REDES

Representantes da FENEP participam de Seminário em celebração aos 90 anos do Manifesto dos Pioneiros

Documento é um dos marcos do setor no país; Evento gratuito acontece no dia 20 de outubro, no plenário da Alerj

A Educação no Brasil é uma pauta que deve ultrapassar a seara administrativa e ser prioridade nas discussões do governo e da sociedade civil. A percepção dessa necessidade é antiga e propostas similares envolvendo a inovação do sistema educacional brasileiro já constavam no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, escrito por 26 intelectuais, em 1932. O documento é reconhecido até hoje como um dos grandes marcos do setor no país e, para celebrar os 90 anos da publicação, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza o “Seminário em celebração aos 90 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, no dia 20 de outubro, das 9h às 12h, no Plenário da Casa.

O evento é gratuito e vai reunir especialistas e autoridades públicas para refletir sobre o impacto do movimento na educação brasileira. Dentre os convidados, estão a professora Amábile Pacios, presidente da Federação, que trará suas percepções sobre as três conferências do seminário, sendo elas: a importância do manifesto dos educadores; a importância da Educação e da Cultura como fatores de desenvolvimento; e as últimas reformas na Educação Brasileira. O professor Pedro Flexa, integrante da diretoria da FENEP e 2° Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE) apresentará o painel “O Novo Ensino Médio – As Reformas nos 90 Anos do Manifesto dos Pioneiros”. Na visão dele, não há como separar a celebração do manifesto do atual momento que reúne fatos marcantes, de forma quase simultânea: os 200 anos da independência do Brasil, o pós-pandemia, a Reforma Curricular do Ensino Médio e a intensa polarização política. “O ensino remoto emergencial deu ensejo a experiências que remetem às “metodologias ativas”, abordagens que, embora muito potencializadas pelas tecnologias disponíveis, já eram preconizadas pelos autores do Manifesto de 1932. Essa constatação nos conduz a reconhecer a atualidade e o vanguardismo do que preconizavam os Pioneiros”, afirma.

A programação contará também com temas como “Educação e Cultura como Fatores Determinantes do Desenvolvimento” e “O Manifesto dos Pioneiros e Seus Reflexos Sobre a Educação Brasileira”.

Durante o evento, o projeto “Capítulos da Educação Brasileira” será apresentado pela secretária-geral do Fórum da Alerj, Geiza Rocha. “No aniversário de 90 anos, a ABE consolida seu legado com o lançamento deste canal”, reforça. A mesa de abertura contará com a participação de autoridades como o presidente da ABE, Paulo Alcântara. Para ele, educação de boa qualidade é o segredo do desenvolvimento das grandes nações e a educação pública e privada se equilibram nessa importância. “O Manifesto traça diretrizes para a educação em vários níveis que valem para os tempos de hoje. Educação pública e privada, por exemplo, são igualmente determinantes para o desenvolvimento do país”, avaliou.

As inscrições para participação devem ser feitas pelo link: bit.ly/90anosEduc

 

LEIA TAMBÉM