SIGA A FENEP NAS REDES

SINEPE/ES comemora 60 anos com lançamento de livro

A obra apresenta a história do Sindicato e as políticas educacionais estabelecidas para a melhoria da educação

Neste mês, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE/DF), filiado da FENEP no desafio de promover o desenvolvimento sustentável do setor de ensino particular, celebra 60 anos com o lançamento do livro “SINEPE/ES – 60 anos na educação do Espírito Santo”.

A obra apresenta um panorama histórico dos acontecimentos e curiosidades marcantes para o segmento educacional. Várias ações do Sindicato, desde o início das atividades até os dias de hoje, são evidenciadas para reforçar a atuação em prol da educação capixaba e do país.

Dentre os temas abordados estão os esforços que a entidade enfrentou para sobreviver aos desafios da pandemia e as diversas políticas educacionais estabelecidas para a melhoria da educação. Grandes nomes da história são relembrados e o livro também expõe as escolas premiadas no SINEPE em Ação, os projetos desenvolvidos pela entidade e as mais de 210 escolas associadas.

A primeira obra da instituição foi lançada no aniversário de 50 anos e levantou dados sobre a educação no início do século XX. O lançamento atual foi uma iniciativa que surgiu da necessidade de apresentar atualizações e mostrar as principais ações da entidade nos últimos 10 anos.

Para o diretor administrativo e financeiro do SINEPE/ES, Moacir Lellis, ex-presidente que acompanhou o desenvolvimento do livro, a obra é um legado para a sociedade. “É com um espírito de renovação e inovação que, ao comemorar 60 anos de fundação, o SINEPE/ES decidiu presentear a sociedade com uma nova publicação que resgata datas, fatos e personalidades que fizeram parte dessa história, desde a sua fundação até se consolidar como entidade representativa das empresas privadas de ensino do Espírito Santo, inserida efetivamente no contexto da educação no país”, disse.

A história da SINEPE/ES

A fundação da entidade aconteceu em 12 de outubro de 1962 pelo professor Aristóbulo Barbosa Leão, nome que se tornou uma personalidade-símbolo do espírito elevado, do pioneirismo e do empreendedorismo da instituição.

Nomeada primeiramente como Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino Secundário e Primário do Estado do Espírito Santo, a instituição surgiu da necessidade de representação de um segmento da economia que precisava de lideranças fortes, com grande apelo social e com boa capacidade de interlocução, tendo em vista os múltiplos setores com os quais precisaria se relacionar ao longo dos anos.

 

 

LEIA TAMBÉM