SIGA A FENEP NAS REDES

Sinepe/NOPR: 30 anos atuando na qualificação e representação do setor

No dia 3 de abril, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe/NOPR) completa 30 anos de atuação voltada à qualificação e representatividade das instituições de ensino do noroeste do Paraná. A entidade, com sede em Maringá, está presente em 114 municípios, tendo 100 instituições filiadas.

A atuação do Sindicato não se restringe às Convenções Coletivas. A entidade oferece atendimento jurídico e qualificação para os colaboradores das instituições conveniadas, a exemplo do Congresso de Educação e Cidadania. O trabalho engloba, ainda, a representatividade do setor em órgãos como prefeituras, Núcleos de Educação, Câmara Municipal, Ministério Público e a Fenep, mantendo diálogo frequente em defesa dos interesses do ensino privado. “Também promovemos espaço para troca de experiências, prestando apoio e orientação nas atividades pedagógicas, administrativas e jurídicas”, destaca o presidente Wilson de Matos Silva Filho (foto).

Durante a pandemia, o Sinepe teve seu trabalho ainda mais valorizado, ao atuar na defesa pela reabertura das escolas junto a autoridades públicas e na Justiça. “Na prática, o ambiente escolar se mostrou seguro e garantiu não apenas o conhecimento, mas as relações sociais tão importantes para crianças e adolescentes proporcionadas pelas salas de aula”, lembra o dirigente.

Um pouco da história do Sinepe/NOPR

A entidade foi fundada com o objetivo de criar um espaço de debate e diálogo entre as instituições da região do Noroeste do Paraná. Antes da fundação, as instituições eram representadas pelo Sinepe Paraná, com sede em Curitiba. Com a necessidade de tratar as peculiaridades e demandas locais, foi então que surgiu o Sinepe/NOPR, na época, com 40 filiados.

Nos anos 2000, o sindicato vivenciou um momento importante, com a readequação do estatuto e a mudança de governança, ampliando a base de atuação. Em 2004, diante de necessidades específicas, o Sinepe ajudou a fundar três sindicatos: de escolas infantis, de academias e de idiomas, todos ainda atuantes.

A história e as conquistas da entidade são narradas no livro ‘Sinepe/NOPR’, escrito pelo atual presidente, Wilson de Matos Silva Filho, a partir de entrevistas com ex-presidentes. Com fotos históricas, o material será lançado em maio, durante cerimônia de comemoração dos 30 anos e a posse oficial da diretoria.

Saiba mais sobre o trabalho do Sinepe/NOPR – http://www.sinepenopr.com.br/

Fonte: com informações Giovana Campanha / Assessoria de imprensa do Sinepe/NOPR.

LEIA TAMBÉM