SIGA A FENEP NAS REDES

SINEPE/PR completa 73 anos com forte presença no Paraná

No dia 20 de abril de 1949 surgia o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares no Estado do Paraná. Antes de se tornar um sindicato, a categoria já estava organizada, por meio da Associação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Paraná, que em 1949 tornou-se sindicato. Ao longo desses 73 anos, a entidade tem atuado na representação das escolas particulares junto aos diferentes setores da sociedade e na prestação de serviços aos associados. Atualmente, o Sindicato conta com cerca de 500 instituições e possui sede em Curitiba e em outras cinco regionais: Campos Gerais, Cataratas, Central, Oeste e Sudoeste.

Para o presidente, Douglas Oliani, o SINEPE/PR é referência naquilo que é a essência de qualquer sindicato patronal, as relações sindicais, mas também tem forte atuação na prestação de serviços. Entre os principais serviços estão as assessorias nas áreas jurídica trabalhista e cível/educacional, contábil e pedagógica, eventos de qualificação e o Selo Escola Legal. Há sete anos a entidade também realiza o Prêmio ‘Práticas Inovadoras em Educação’, cujo objetivo é reconhecer o trabalho das associadas nas áreas pedagógica, de sustentabilidade, inclusão, relação família e escola e gestão educacional. Os associados ainda dispõem de descontos especiais para contratação de serviços como consultoria para recuperação de crédito e atendimentos de saúde, odontologia, saúde ocupacional, seguro, assessoria securitária, entre outros.

O Sinepe/PR também investe em conteúdo para orientar os associados sobre os temas que fazem parte do dia-a-dia das instituições. Frequentemente, são enviados comunicados via WhatsApp, e por e-mail o ‘Boletim Online’ e a ‘Revista Escada’. Recentemente, o Sindicato criou um canal de podcasts no Youtube. Realizado em parceira com o Sebrae, os episódios tratam de temas importantes para as instituições, como disciplina e limites na escola, legislações que regulam o setor, saúde e educação na prevenção da Covid-19, gestão e liderança, entre outros.

Outra área de forte atuação da entidade são os eventos. Para este ano, já estão previstas 13 lives voltadas aos mais diferentes temas que impactam a rotina das instituições de ensino, e palestras nas cinco regionais.

Para o presidente Oliani, o SINEPE/PR é o “esteio e extensão da escola particular no Paraná e referência não só para o Estado, mas para todo o Brasil, por tudo que faz”.

LEIA TAMBÉM