SIGA A FENEP NAS REDES

SINEPE/RS celebra 74 anos e relembra momentos importantes dessa trajetória

Presidente do Sindicato reforça compromisso para os próximos anos

O mês de dezembro traz comemorações importantes, entre elas, a celebração de mais um ano do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS): no próximo dia 03, completa 74 anos de história. A instituição, que se moderniza e se adequa às mudanças sociais constantemente, reforça missões fundamentais desta trajetória: oferecer orientação, apoio e qualificações à comunidade escolar.

A entidade iniciou as atividades em 1948 com 40 instituições filiadas e, ao longo das décadas, enfrentou grandes lutas para que a educação fosse respeitada e que gestores e professores fossem valorizados. O SINEPE/RS esteve presente na elaboração das Leis de Diretrizes Básicas da Educação Nacional de 1971 e 1996 e teve participação ativa na inclusão da educação na Constituição Federal de 1988. Atualmente, além de atuação política, a entidade atende associados por meio de assessorias pedagógica e jurídica, promove eventos, cursos de aperfeiçoamento, congressos e premiações.

Para o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, ao longo dos anos, a entidade conquistou a confiança das instituições de ensino, fruto de preocupações e ações contínuas em todos os contextos. “A credibilidade que temos hoje é justificada pelo fato de sempre demonstrarmos apoio às escolas e atenção às políticas públicas, como todo suporte que demos para superar a crise gerada pela pandemia”, explicou. 

Para os próximos anos, o presidente afirmou que o propósito do SINEPE/RS é seguir apoiando e oferecendo serviços e atividades importantes para a comunidade escolar. “Também vamos procurar a integração com outras instituições educacionais. Quanto mais agregarmos, melhores serão os resultados para a educação”, pontuou.

Ele também apresentou alguns números memoráveis das realizações de 2022:

  • 483 atendimentos pedagógicos;
  • 783 atendimentos jurídicos;
  • 807 menções em conteúdos da imprensa;
  • 4.026 participantes em eventos híbridos e presenciais.

LEIA TAMBÉM