SIGA A FENEP NAS REDES

Sinepe/RS premia instituições por projetos inovadores

Entidade reconhece boas práticas na educação regional. Mais de 80 projetos de 44 instituições participaram da iniciativa

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) divulgou, na última sexta-feira (25), os vencedores do Prêmio Inovação. Ao todo, doze projetos de dez escolas particulares do estado concorreram em quatro categorias: Comunicação e Marketing, Estudante Protagonista, Gestão Institucional e Responsabilidade Social e souberam suas colocações, Ouro, Prata ou Bronze. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. 

Durante a cerimônia, o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Bruno Eizerik, comentou a iniciativa. “É muito importante ver a qualidade da escola particular no Rio Grande do Sul e isto se observa nos projetos premiados. A inovação é essencial para manter a escola conectada com o seu tempo e deve ser valorizada. Outros estados da federação, como o Paraná, possuem premiação semelhante e tenho a informação de que Minas Gerais lançará seu prêmio em 2024. Eventos como estes mostram a força e a qualidade do ensino privado em nosso país”.

O presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz, é gratificante ver projetos inovadores de todos os cantos do Estado na premiação. “A partir da edição deste ano, passamos a valorizar as iniciativas que envolvem a inovação no ambiente escolar, incentivando, assim, novos modelos de ensino-aprendizagem mais atraentes e significativos. Tivemos projetos que focaram no uso da tecnologia, utilizaram jogos para a aprendizagem, e outros incentivaram a iniciação científica ligados ao cotidiano dos alunos, o que faz com que a aprendizagem tenha muito mais sentido e motivação”, destacou o dirigente. Para ele, as escolas não podem deixar de compartilhar o que tem de bom, “é o melhor ato de caridade que possamos ter enquanto escola.”

As instituições de ensino concorreram com trabalhos inovadores em sala de aula, que utilizam novas metodologias e tecnologia; iniciativas que engajam a comunidade escolar e a sociedade para ajudar o próximo; e estratégias eficazes para estreitar o relacionamento entre os públicos e captar novos alunos. Ao todo, concorreram 85 projetos de 44 instituições de ensino de todo o Estado. Os trabalhos que chegaram à final passaram por três processos de avaliação, duas etapas virtual e uma presencial.

O Prêmio

O Prêmio Inovação do SINEPE/RS foi retomado em 2022 – depois de dois anos suspenso em função da pandemia – com um novo formato: antes dividido em três premiações, tornou-se um prêmio único e passou a valorizar as iniciativas voltadas à inovação no ambiente escolar. As instituições que ficaram com os seus trabalhos entre 4º e 6º lugar em cada categoria também foram reconhecidas na noite da premiação com o título de Menção Honrosa. 

Na mesma noite, instituições de ensino que fazem história no Rio Grande do Sul foram homenageadas por celebrarem 50, 75, 100, 125 e 150 anos entre 2020 e 2022. A iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar o trabalho de escolas, faculdades, centros universitários e universidades que construíram uma trajetória de sucesso no estado, atuando na formação humana e intelectual de gerações.

Conheça os premiados e seus projetos: 

Categoria Comunicação e Marketing

Ouro: Eventos: o desafio de fortalecer laços durante a pandemia – Escola Santa Mônica (Pelotas)
Prata: Customer Experience na educação: novas formas de olhar para as tecnologias – Colégio Santa Inês (Porto Alegre)
Bronze: Monteiro Hub – Colégio Monteiro Lobato (Porto Alegre)

Categoria Estudante Protagonista

Ouro: Clubes e grupos de aprendizagem como incentivadores do protagonismo estudantil – Colégio Farroupilha (Porto Alegre)
Prata: Brechó do Haiti – Colégio Santa Catarina (Novo Hamburgo)
Bronze: Educação Infantil e Minecraft: O protagonismo e a Brincadeira Na Construção de Conhecimentos – Colégio Marista Rosário (Porto Alegre).

Categoria Gestão Institucional

Ouro: Movimento de conexão da vida à sua essência – Colégio Agrícola de Veranópolis AVEC (Veranópolis)
Prata: A inovação está em nosso DNA – Escola Santa Mônica (Pelotas)
Bronze: Espaço como elemento educador – Colégio Marista Ipanema (Porto Alegre)

Categoria Responsabilidade Social

Ouro: Bergacida: inseticida natural contra o mosquito da dengue – Colégio Marista Santa Maria (Santa Maria)
Prata: Colégio Polyuni – Instituito Tecbrasil de Educação e Tecnologia (Caxias do Sul)
Bronze: A economia circular em prática: feira de reúso de uniformes – Colégio Farroupilha (Porto Alegre)

Com informações do Sinepe/RS. 

LEIA TAMBÉM