SIGA A FENEP NAS REDES

SINEPEMG completa 75 anos com forte presença na educação mineira

No dia 16 de julho, o SINEPEMG completou 75 anos de história na educação particular de Minas Gerais. A entidade, fundada em 1947, um período marcado pelas liberdades democráticas e de pensamento, acompanhou diferentes momentos da história do país e do desenvolvimento da educação particular. Nessas mais de sete décadas, o Sindicato teve presença importante junto às instituições de ensino privado e um crescimento significativo: dos 50 associados, em 1964, a entidade conta, hoje, com 416 sócios, e uma ampla sede em Belo Horizonte, com 17 funcionários.

Importantes nomes do ensino particular do Estado passaram pela diretoria da entidade ao longo desse período. Entre os momentos importantes da sua história, está o ano de 1968, quando o Sindicato amplia a sua estrutura, passando por uma profissionalização, com a criação do departamento jurídico, da assessoria de imprensa e a contratação de mais funcionários. Na década de 90, outro momento marcante. A instituição passa por uma fase de perda de associados em razão da criação de novos sindicatos de escolas particulares em várias regiões de Minas Gerais. Mas, nesse período, a entidade mostrou a sua força e novos projetos e serviços foram criados para os associados.

Entre as comemorações pelos 75 anos, a entidade tem realizado diversas celebrações ao longo do ano. Em abril, as escolas associadas foram homenageadas em um evento no teatro Ney Soares, em Minas Gerais, como forma de reconhecimento e agradecimento por integrarem o quadro da entidade. Outro momento marcante foi uma homenagem feita aos dirigentes históricos do SinepeMG, realizado em julho. Um terceiro evento está previsto para outubro e deverá homenagear os profissionais que trabalham nas instituições associadas.

O presidente da entidade, Winder Almeida, destaca que desde que assumiu a entidade, neste ano, já foi possível realizar parcerias, capacitações, missões de negócios, implantações de estratégias e de novas funcionalidades e negociações assertivas graças ao envolvimento de todos. “Tudo isso só foi possível pela enorme capacidade de nossa diretoria, escolhida a dedo, de ouvir, desde antes de assumirmos, os nossos associados, os nossos colaboradores e os nossos pares dos setores importantes com o quais nos relacionamos, para que pudéssemos realizar tanto em tão pouco tempo”, salienta. Para o dirigente, a união é uma característica importante para o sucesso da entidade. Nestes 75 anos, a partir desta diretoria que hoje lidera a nossa causa em nossa entidade, compreendemos e reforçamos a importância da união de nossa classe, promovendo e provocando a participação de cada um de nossos representantes, para que tenhamos uma visão que agregue e inteire ainda mais nossas demandas comuns. Tudo isso, a fim de que o nosso desenvolvimento continue marcando as pessoas que atravessam o nosso caminho: estudantes, famílias, parceiros e toda a sociedade”, destaca Almeida.

LEIA TAMBÉM