Aulas presenciais começam a ser retomadas em alguns estados do país

Por Bianca Paiva - Brasília

O Amazonas foi o primeiro a liberar o retorno nas escolas

Seis meses após o início da pandemia da covid-19, as aulas presenciais começaram a ser retomadas em alguns estados brasileiros. O Amazonas foi o primeiro, com o ensino já liberado tanto em escolas particulares como nas públicas. Em outros estados, o retorno ainda é parcial.

Nesta semana, foi a vez de São Paulo, mas as instituições poderão funcionar apenas para aulas de reforço, orientação de estudo e atividades esportivas e culturais.

Em Pernambuco, a medida só vale para as universidades e com a capacidade reduzida de alunos, dando preferência aos que estão se formando. A exceção é a Ilha de Fernando de Noronha. O governo do Estado autorizou, nessa quinta-feira (10), a retomada das aulas presenciais, com início gradual a partir de 22 de setembro. Desde o final de abril, o arquipélago não registra transmissão comunitária da covid-19.

No Rio Grande do Sul, o retorno também já está liberado, com datas definidas para cada tipo de ensino, não sendo obrigatório o comparecimento presencial. A medida preocupa o Sindicato de Professores do Ensino Privado do Estado, como explica o presidente da entidade Cássio Bessa.

No Maranhão, as escolas privadas já reabriram; no Ceará e Pará, o retorno está liberado. No Distrito Federal, a retomada está prevista a partir de 21 de setembro. No Rio de Janeiro, seria na próxima semana, mas a medida foi suspensa pela justiça.

O presidente da Fenep, Federação Nacional das Escolas Particulares, Ademar Batista Pereira, defende a volta das aulas com segurança, adotando os protocolos sanitários. Para ele, os prejuízos à Educação vão ser superiores aos da saúde.

De acordo com balanço da Agência Brasil, algumas unidades da federação prorrogaram a suspensão das aulas presenciais, como o Amapá e o Tocantins, com retorno previsto para o final deste mês. Em Rondônia, ficou para até 3 de novembro.

No Acre, o ensino segue de forma virtual. Também continuam suspensas, sem prazo para retorno, as aulas em Roraima, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.

Fonte: Agência Brasil

Publicada em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2020-09/aulas-presenciais-comecam-ser-retomadas-em-alguns-estados-do-pais



SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF