FENEP conta com grupo de assessores pedagógicos para orientar os Sindicatos e seus associados

Os SINEPEs e suas instituições associadas contam com um importante suporte na área pedagógica, por meio da FENEP. Desde 2016, a Federação possui um Colégio dos Assessores Pedagógicos do Ensino Privado (CAPEP), formado por profissionais dos Sindicatos filiados – SINEPE/RIO, SINEPE/RJ, SINEPE/ES, SIEEESP, SINEPE/PR, SINEPE/RS, SINEPEMG e SINEPE/AM. O grupo reúne-se periodicamente, de forma online, para discutir temas que estão na pauta pedagógica das instituições, à luz da legislação educacional vigente. A partir dos encontros, são produzidos documentos e orientações enviados aos Sindicatos que repassam as suas instituições associadas.

Entre os temas em destaque nas reuniões do CAPEP estão a data “de corte”, bloco alfabetizador, progressão parcial, transtornos de aprendizagem, inclusão dos alunos com deficiência, Base Nacional Comum Curricular, metodologias de ensino, avaliações externa e interna, ENEM, implementação do NEM, formação continuada dos profissionais, legislações, entre outros.

Para o coordenador do CAPEP e diretor da Fenep, Pedro Flexa, o grande diferencial da iniciativa é a possibilidade de trocas e socialização de ideias e experiências entre os profissionais, que possibilitam uma ação mais efetiva para a solução que as instituições necessitam. “A diversidade de SINEPEs proporciona uma cobertura panorâmica e um monitoramento sobre as tendências e desafios em cada região do país. Os questionamentos que chegam às assessorias pedagógicos de cada Sindicato permitem aos integrantes do CAPEP mapear a situação em todo território nacional. A troca de informações gera maior consistência à ação da própria instituição atendida, que partilha orientações fundamentadas pelo conhecimento de outras realidades educacionais”, destaca Flexa. Para ele, as escolas têm muito a se beneficiar com o olhar abrangente dos profissionais das assessorias pedagógicas dos sindicatos que, através de uma postura de pesquisadores e a partir das próprias experiências em sua atuação, levam às equipes gestoras orientações que trazem segurança na tomada de decisão.

Flexa lembra que, nos dois últimos anos, o CAPEP teve atuação importante no auxílio às escolas para atravessar o período do isolamento social, com as aulas remotas. “Oferecemos, através dos canais de comunicação dos sindicatos, suporte pedagógico, legal e técnico às suas redes de associados. Esse trabalho foi resultado de reuniões constantes entre os membros do CAPEP para troca de experiências educacionais com modelos de ensino remoto e sugestões de atividades bem-sucedidas em cada região, e até internacionalmente”, relata o coordenador.

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