FENEP organiza publicação com dados do ensino privado no Brasil

A FENEP está organizando uma publicação com dados estatísticos sobre a educação particular no país. A ideia é apresentar um retrato do setor, desde números de alunos, instituições, profissionais que atuam na rede, até dados sociodemográficos, como comportamento de consumo das famílias com filhos em escola particular e como se organiza a rede produtiva em torno das instituições de ensino. Será o maior e mais completo estudo sobre a educação particular no Brasil, reunindo dados nacionais e por estados, no período de 2012 a 2021. O material está previsto para ser lançado até o final de agosto, no formato impresso e digital. Os sindicatos associados à Federação receberão com exclusividade a publicação.

Na publicação, será possível conhecer como é o consumo das famílias e qual percentual a educação representa no orçamento, em cada estado brasileiro. Também serão apresentados dados com relação ao número de habitantes por lar, média de filhos e renda per-capita das famílias que possuem vínculo com o ensino privado.

Outro capítulo será dedicado à análise do mercado de trabalho da educação particular: serão apresentados números com relação aos empregos gerados, remuneração e média salarial, importância na participação do PIB, número de homens e mulheres que participam da educação particular, entre outros dados. Também será analisada a rede produtiva na qual está envolvida a educação privada, com o número de empresas que prestam serviços para educação, por segmento.

A publicação também terá uma série histórica das matrículas e dos estabelecimentos de ensino privado, de 2012 a 2021, incluindo uma projeção do número de alunos para os próximos anos, por nível de ensino. Outro destaque será uma análise sobre o impacto da desoneração na folha de pagamento das instituições. “O estudo mostrará que se houvesse maior desoneração poderíamos ampliar o acesso à educação com mensalidades escolares mais justas”, antecipa o coordenador do projeto e diretor da FENEP, Eugênio Cunha.

O dirigente destaca que a publicação tem como objetivo entregar de forma transparente para a sociedade as informações sobre o setor do ensino privado. “É uma forma de darmos um retorno para àqueles que compram os serviços do ensino privado. Além disso, os dados também serão importantes para definir políticas públicas”, pontua. Já, para as instituições de ensino, Cunha acredita que o material auxiliará os gestores em seus planejamentos, de modo que possam tomar decisões mais assertivas. A ideia é atualizar a publicação a cada dois anos.

SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF