Gestão e prevenção de crises é o tema do novo episódio do podcast da Fenep

Está no ar o quarto episódio da série de podcasts da Fenep ‘Educação Muda o Mundo’. O programa traz um bate-papo sobre reputação, comunicação, gestão e prevenção de crises nas instituições de ensino, com a participação da doutora e mestre em Comunicação e decana da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, Rosângela Florczak. A mediação é do jornalista Pedro Pereira. O conteúdo pode ser acessado no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts

Na primeira parte do episódio, Rosângela fala sobre o conceito de reputação, como ela se constrói no cotidiano das instituições e a importância da comunicação no ambiente escolar. A especialista defende que a comunicação deve ser vista como uma área série dentro das organizações. “Merece planejamento, execução disciplinada, constância e coerência. Não dá para fazer só de vez em quando, ou quando o concorrente aparece, ou, ainda, quando tem uma pandemia”, ressalta. Para ela, a comunicação “de verdade” não se dá nas grandes campanhas publicitárias, mas sim nas trocas cotidianas a cerca da rotina da escola. “Hoje, a comunicação ocorre nos grupos de whats das famílias. A escola precisa atualizar seu comportamento comunicacional para um comportamento digital. Não estou falando que precisa ser uma comunicação pelo Whats, mas sim de mudança de comportamento. As pessoas querem comunicação instantânea, precisa de resposta rápida. O ritmo analógico na forma de comunicar das escolas está com os dias contados e é um grande causador das crises”, alerta Rosângela.

Na segunda parte do episódio, a especialista fala sobre os gatilhos geradores de crise, o que fazer quando a crise acontece e medidas de prevenção. Segundo ela, as instituições de ensino precisam investir em gestão de risco. “Essa prática já é consolidada nas organizações empresariais e precisa avançar na área de educação. Em resumo, gestão de risco é levantar o que de pior pode acontecer na organização e como vamos agir, fazer um mapeamento. Isso envolve pensar em estratégias de enfrentamento e comunicação preventiva”, sintetiza Rosângela.” No programa, a especialista também traz dicas práticas do que fazer quando a crise já está instalada. Mas, ela lembra: “o grande erro é pensar na crise quando ela já está acontecendo. Temos que trabalhar de forma preventiva, é o que eu chamo de ‘cultura do cuidado’”, destaca.


Ouça também os outros episódios no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts:

SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF