Prefeito de Natal autoriza reinício das aulas presenciais nas escolas particulares em 10 de agosto; rede pública volta em 14 de setembro

Decreto que define como dados ainda não foi publicado.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, escolhe autorizar as aulas presenciais nas escolas particulares a partir do dia 10 de agosto e nenhum sistema público de ensino no município, a partir de 14 de setembro. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta terça-feira (28) e confirmada pela Prefeitura nesta quarta-feira (29). O decreto que autoriza a volta às aulas será publicado nos próximos dias.

Como dados valem apenas para o município de Natal. O decreto do governo do Estado que  suspende as aulas presenciais com validade até 14 de agosto . A governadora Fátima Bezerra declarou que as escolas apenas retomaram as atividades presenciais no ambiente seguro e que, se necessário, ou pode ser considerado pré-registrado.

De acordo com a Prefeitura, uma decisão discutida ou um parecer favorável do Comitê Científico Municipal que norteado como medidas adotadas pela gestão municipal, não que diz respeito ao combate e enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Ainda segundo informações da rota, ou o comitê levou em consideração uma curva decrescente no número de casos e óbitos, bem como os taxa de contágio que também está ocorrendo. O prefeito Álvaro Dias participou da reunião.

“Como todas as outras medidas que adotamos, essa foi mais uma vez a seguir os requisitos técnicos e acontece em um momento de forte desaceleração do coronavírus em Natal. (...) Portanto, é mais do que exige a recuperação das aulas, seguindo todas as recomendações de segurança, com as escolas se preparando e tomando os devidos cuidados ”, destacou o prefeito.

As  escolas particulares da capital já vinham se preparando para a volta às aulas  e adotando protocolos de segurança contra o Covid-19.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Cristina Diniz, uma PME garante toda a estrutura de reforma das aulas nas 72 escolas de ensino fundamental e nos 74 Centros de Educação Infantil que compõem a rede pública municipal de ensino. “Já compreendemos equipamentos de proteção individual, máscaras, material de higiene, bem como vamos preparar as nossas unidades com marcação a distância entre alunos, álcool em gel e outras medidas”, informou.

Além de preparar uma relação de infraestrutura, a Prefeitura de Natal informou que vai oferecer o protocolo profilático adotado pelo município para professores e funcionários das escolas, bem como estudar a realização de testes de detecção de Covid-19 para profissionais. “A nossa comunidade escolar conta com aproximadamente 6 mil colaboradores. Vamos oferecer toda a segurança para que eles possam usar como suas funções ”, finalizou Cristina Diniz.

Fonte: G1

Publicada em:  https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/07/29/prefeito-de-natal-autoriza-reinicio-das-aulas-presenciais-nas-escolas -particulares-em-10-de-agosto-rede-publica-volta-de-14-de-setembro.ghtml

SRTVS Qd 701, BLC 2 Centro Empresarial Assis Chateubriand Salas 207 a 213 CEP:70340-906- Brasília DF